Após investigações sobre a ação de ciganos armados no município do Ipu e região, a PCCE deflagrou uma operação intitulada “Zíngaro” (que significa “pertencente aos ciganos”), com o objetivo de desarticular o esquema criminoso. As investigações apontam que os alvos da ação policial são suspeitos de praticarem crimes de agiotagem e extorsão.
Na ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos. No total, a Polícia Civil apreendeu dois revólveres calibre 38, municiados, cerca de R$ 100 mil em espécie, cheques e notas promissórias, além de aparelhos celulares e documentos. Tais materiais corroboram com o crime de extorsão no qual o grupo criminoso é investigado.
Entre os presos, está Laecio de Sousa Costa (29), vulgo “Laecio Cigano”, sem antecedentes criminais anteriores. Ele é suspeito de ser o chefe do grupo criminoso. Foi preso ainda Francisco Antônio Delano Martins Cajão (24), também sem antecedentes criminais. Antônio Delano é cúmplice de “Laecio Cigano”, conforme as investigações.
A Polícia Civil segue apurando a participação de outros integrantes do grupo, que já foram identificados. Os elementos comprobatórios apreendidos durante a operação irão subsidiar os crimes denunciados e outras práticas criminosas associadas ao grupo.