De acordo com a SAP, "o ingresso nas unidades prisionais obedecerá às normas e protocolos do Plano de Contingência Estadual de enfrentamento ao novo Coronavírus(Covid – 19), da Secretaria da Saúde, Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas (OMS/ONU) e Ministério da Saúde".
Na primeira semana, apenas dez estabelecimentos prisionais estão aptos para receber visitas no sábado (29) e no domingo (30), entre 8h e 12h. A visita, que deve ser feita apenas por uma pessoa, irá durar no máximo 20 minutos. A lista dos presídios aptos será atualizada a cada semana, no site da SAP.
Confira as unidades que receberão visitas na primeira semana
- Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1) - Itaitinga
- Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL 2) - Itaitinga
- Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Jucá Neto (CPPL 3) - Itaitinga
- Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne (Cepis) - Itaitinga
- Instituto Psiquiátrico Governador Stênio Gomes - Itaitinga
- Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) - Itaitinga
- Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes - Aquiraz
- Centro de Detenção Provisória (CDP) - Aquiraz
- Unidade Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal - Caucaia
- Cadeia Pública de Fortim
Conforme a portaria, "as unidades prisionais serão classificadas por níveis de riscos de contaminação, para liberação de visitas, de acordo com os indicadores de contaminação de cada estabelecimento e a situação dos municípios em que estão localizadas". Para estarem aptos, os presídios devem estar situados em municípios que já estão na fase 4 da retomada do Governo do Estado; e estar há pelo menos 30 dias sem registro de Covid-19 entre internos e servidores.
A SAP detalha ainda que presos que se encontram no grupo de risco não podem receber visitas; e que o detento e o visitante devem permanecer a 1,5 metro de distância, sem contato físico. A Pasta liberou também a entrega de materiais aos internos, como água mineral, produtos de higiene e limpeza, além de vestuário, cama e banho. Confira a portaria completa.
Três detentos morreram com o novo coronavírus, no Ceará. Apesar das mortes, o secretário Mauro Albuquerque afirmou, no fim de julho, que "a gente conseguiu segurar essa doença". Entretanto, dias depois, o número de contaminados pela doença aumentou 21,6%.
Diário do Nordeste