Para Bolsonaro, “tem índio que troca tora por cerveja e Coca-Cola”
Para Bolsonaro, “tem índio que troca tora por cerveja e Coca-Cola”
Por: Thiago Rodrigues
20/11/2020 às 08h40Atualizada em 20/11/2020 às 08h40
Foto: Reprodução
Durante a reunião da cúpula de líderes dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul), nessa terça-feira (17/11), Bolsonaro afirmou que a Polícia Federal desenvolveu tecnologia para identificar a origem brasileira da madeira exportada ilegalmente para o exterior e que iria divulgar a lista desses países – o que acabou não fazendo nesta quinta.
Ao falar dos problemas de desmatamento, o presidente voltou a acusar índios. “Tem lugar onde o índio troca uma tora por uma Coca-Cola”, acusou o presidente. “Existe o desmatamento ilegal? Existe. Eu acho que existe até, Saraiva, alguns locais em o que índio troca uma tora por uma Coca-Cola ou uma cerveja. Acontece isso?”, perguntou ao delegado Alexandre Saraiva, superintendente da Policia Federal no Amazonas.
O delegado, por sua vez, não confirmou a informação do presidente. Ele disse que já houve casos de troca de madeira por “valores pífios”. “Já aconteceu da madeira em terra indígena ser negociada por valores pífios, na terra indígena e por indígenas. Existe isso”, respondeu.