20°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Educação de Santa Quitéria receberá investimentos para recuperar aprendizagem prejudicada pela pandemia

Educação de Santa Quitéria receberá investimentos para recuperar aprendizagem prejudicada pela pandemia

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
29/08/2021 às 17h32 Atualizada em 29/08/2021 às 17h34
Educação de Santa Quitéria receberá investimentos para recuperar aprendizagem prejudicada pela pandemia
Foto: Reprodução

O prefeito Braguinha e a secretária de Educação Kaká Mourão participaram da solenidade na sede da Crede 07, em Canindé, onde assinaram um termo de compromisso junto do coordenador Paulo Alexandre Queiroz. A rede municipal de ensino quiteriense receberá equipamentos de gravação para todas as suas escolas, apoio pedagógico, bolsas de formação, material e além disso, o valor de R$ 400 mil para melhorias e o valor pode ser estendido diante de indicadores de aprendizagem e vulnerabilidade social dos alunos.

As prefeituras poderão usar o valor destinado como investimento no Mais Tempo Juntos, programa de implementação do tempo integral e apoio às atividades extracurriculares. A reforma das unidades escolares e a aquisição de veículos de transporte para os alunos também estão previstas.


O Pacto pela Aprendizagem deve ser executado em 2021 e 2022 e, além do avanço na aprendizagem, busca melhorar a frequência dos alunos e diminuir o abandono escolar. "Esse pacto tem o objetivo de recuperar para que a gente possa retomar o nível de crescimento e aprendizagem com qualidade para nossas crianças e jovens", destacou o governador Camilo Santana. 

Dificuldades
Com a pandemia, os problemas que já existiam se agravaram: dificuldades na alfabetização na idade certa e a evasão escolar. Uma pesquisa encomendada pela Fundação Lemann, o Itaú Social e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Datafolha, feita junto aos pais e responsáveis, aponta que 88% dos estudantes matriculados no 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental estão em processo de alfabetização. Desse total, mais da metade (51%) das crianças ficou no mesmo estágio de aprendizado, e 22% desaprenderam o que já sabiam.