Segunda, 12 de Janeiro de 2026
21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

312 pessoas desaparecidas no Ceará foram localizadas pela Polícia Civil em 2021

312 pessoas desaparecidas no Ceará foram localizadas pela Polícia Civil em 2021

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
23/02/2022 às 10h14
312 pessoas desaparecidas no Ceará foram localizadas pela Polícia Civil em 2021
Foto: Reprodução

A localização de pessoas desaparecidas no Estado ocorre por meio da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Conforme apontou a PC-CE, em casos de desaparecimentos, é comum familiares das vítimas se esquecerem de reportar o caso às autoridades de segurança e registrarem um Boletim de Ocorrência (BO). Contudo, a ação é fundamental para agilizar o processo das buscas.

Conforme apontou o delegado e titular da 12ª DHPP, Augusto Soares, um dos maiores mitos envolvendo casos de desaparecimentos é a espera de 24 horas após o sumiço para que as autoridades sejam avisadas. “Quanto antes você registrar o desaparecimento, melhor. Nos repassem o máximo de informações, idade, características físicas, se a pessoa possui tatuagem, qual a roupa que ela estava, quando foi vista pela última vez, número do celular da vítima, cartões de créditos que ela possa estar. Essas informações são fundamentais para o trabalho do investigador", explica o delegado

Ainda de acordo com a PC-CE, em 43,67% dos casos as vítimas possuem idades de 30 a 59 anos. O delegado Augusto Soares também ressalta que, com base nas investigações percebe-se que a maioria das pessoas que se encontram desaparecidas fazem parte de grupos vulneráveis, como idosos, adolescentes e pessoas com algum problema psicológico. "Alguns idosos acabam saindo de casa e esquecem como voltar para seu lar. Isso implica dizer que não devem andar sozinhos para lugares mais distantes", destaca o titular da 12ª DHPP.

Tipos de desaparecimento
Existem três tipos de desaparecimento. O voluntário é quando a pessoa se afasta por vontade própria e sem avisar. Isso pode acontecer por diversos motivos, como desentendimentos, medo, planos de vida diferentes, dentre outras razões. Também há o involuntário, quando a pessoa é afastada do cotidiano por um evento sobre o qual não tem controle, como, um acidente, um problema de saúde, um desastre natural. Por fim, também existe o forçado, quando outras pessoas provocam o afastamento, sem a concordância da vítima.

Como ajudar
Qualquer informação sobre uma pessoa desaparecida deve ser comunicada à 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Confira mais informações abaixo:

Telefone: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498
Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce

A Polícia Civil reforça que é fundamental que as informações dadas para auxiliar nas investigações sejam verdadeiras, ou que aquela informação de fato contribuirá com o trabalho policial. O repasse de informações falsas é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

O POVO