Terça, 19 de Maio de 2026
20°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Licenciamento da mina de Itataia pode agilizar com plano de fertilizantes lançado por Bolsonaro e Tereza Cristina

Licenciamento da mina de Itataia pode agilizar com plano de fertilizantes lançado por Bolsonaro e Tereza Cristina

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
03/03/2022 às 17h15 Atualizada em 25/05/2022 às 17h26
Licenciamento da mina de Itataia pode agilizar com plano de fertilizantes lançado por Bolsonaro e Tereza Cristina
Foto: Reprodução

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, vem buscando alternativas para uma eventual interrupção na importação de fertilizantes da Rússia, principal fornecedor do insumo ao Brasil e que teve economia afetada por sanções decorrentes da invasão à Ucrânia. A definição sobre o lançamento deve ocorrer ainda nesta quinta (03).

Em janeiro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou decreto criando um grupo de trabalho para elaborar o Plano Nacional de Fertilizantes, com ações para estimular a produção de insumos e diminuir a dependência de outros países.

Entre os principais obstáculos para o desenvolvimento da produção nacional de fertilizantes estão a falta de infraestrutura logística para distribuição do produto no país; a baixa inovação tecnológica do setor; e a falta de conhecimento geológico do solo brasileiro.

O objetivo é que o Projeto Santa Quitéria produza anualmente 1.050.000 toneladas de derivados fosfatados, que são fertilizantes e produtos para alimentação animal, o que segundo o Consórcio INB – Galvani, poderá atender, de forma muito segura, às demandas das regiões Norte e Nordeste.

Agora, Bolsonaro quer aproveitar para lançar o plano até o fim deste mês, mas sabe que deve encontrar resistências no Congresso – como questionamentos sobre impactos ambientais – caso seja feito por medida que precise passar pelo Congresso. Já o decreto é um ato que depende apenas do Executivo.

Com informações da jornalista Andreia Sadi, da GloboNews