Edna Saboia divulgou o Programa de Enfrentamento à Desinformação, destacando os principais canais da Justiça Eleitoral nesse combate: o portal Fato ou Boato do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação, o recém-lançado Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições e a Assistente Virtual do TSE.
Eleitores e Biometria
Atualmente, Santa Quitéria conta com 33.128 eleitores aptos a votar. Em 11 de julho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará a quantidade final do eleitorado apto após o processamento de todos os requerimentos do final do período de regularização, que ocorreu em 4 de maio.
Neste pleito, aqueles que já têm cadastrados os dados biométricos pela Justiça Eleitoral serão habilitados a votar através de biometria. Os demais deverão assinar os cadernos de votação, assim como ocorreu nas eleições de 2020. O TSE recomenda que mesmo os eleitores com biometria cadastrada apresentem documento de identificação com foto. Ressalta-se que o TSE suspendeu, para estas eleições, o efeito do cancelamento de títulos de pessoas que não compareceram à revisão do eleitorado do ciclo de 2019. Logo, essas pessoas poderão votar.
Urnas Eletrônicas
O TRE-CE utilizará utilizará 25.063 urnas eletrônicas. Do novo modelo, de 2020, serão 10.424 equipamentos. Ressalta-se que o novo modelo de urnas tem o processador 18 vezes mais rápido que o modelo anterior, de 2015.
Voto em trânsito e Transferência Temporária de Eleitores
O eleitor poderá se cadastrar, entre 18 de julho e 18 de agosto, para votar em cidade diferente do seu domicílio eleitoral. Esse voto em trânsito só ocorrerá em municípios com mais de 100 mil eleitores. Se o eleitor escolher outra cidade para votar que seja no seu mesmo Estado, poderá votar para todos os cargos. Se for em Estado distinto, só poderá votar para o cargo de presidente. Não há voto em trânsito para eleitores do exterior.
Também entre 18 de julho e 18 de agosto, determinados eleitores que estejam em trânsito também poderão solicitar a mudança temporária de seção eleitoral. São eles: presos provisórias e adolescentes em unidades de internação; militares, agentes de segurança públicas e guardas municipais em serviço; com deficiência ou mobilidade reduzida; pertencentes às populações indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes; mesários e convocados para apoio logístico; juízes e promotores eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral.
Força de trabalho
Em 2022, estarão envolvidos nos trabalhos eleitorais, mais de 120 mil pessoas, entre mesários, delegados de prédio, auxiliares de eleição, servidores, juízes eleitorais, promotores eleitorais e terceirizados.
Orçamento
Em 2022, o orçamento geral para as eleições no Ceará é de R$ 24.745.709,47. Os maiores gastos ocorrem no pagamento de ajuda de custos de mesários e na contratação de terceirizados e transportes.