Segundo dados do IntegraSUS, mais de 90% da população quiteriense está vacinada com a 1ª dose contra o Covid, cerca de 35.691 pessoas. Mas, apenas 23.521 pessoas foram imunizadas com a 3ª dose, 65,9% do público vacinado com a 1ª dose.
A 3ª dose da vacina está liberada para o público geral acima de 12 anos, mas segundo Emanuela Barbosa, coordenadora de vacinação de Santa Quitéria, a dose vem tendo uma baixa adesão entre as pessoas, principalmente entre os adolescentes.
Um dos motivos para a baixa adesão da dose vem da nova característica da infecção pelo novo coronavírus. Diferente dos primeiros casos da doença, que muitos pacientes apresentavam sintomas graves e precisavam de internação em unidades hospitalares, a maioria dos casos atuais são caracterizados com sintomas mais leves, similares a gripe.
Pacientes com sintomas mais leves é uma consequência da imunização da população contra a doença. Entretanto, o aumento de casos abre margem para a infecção do público ainda não vacinado, como as crianças menores de 5 anos. Atualmente, esse é o publico mais atingidos com as síndromes gripais, entre elas a Covid.
Emanuela relatou que novos casos da doença pode proporcionar o surgimento de novas variantes, principalmente a partir dos não vacinados. “Os não vacinados são ‘berços’ para variantes. Em algum momento a gente pode ver que as variantes podem até voltar a agravar a situação da população”, frisou.
A enfermeira ainda destacou que as pessoas que estão com alguma dose em atraso podem procurar as UBS do município para completar seu esquema vacinal. Além da terceira, a 4ª dose da vacina contra a Covid já está liberada para o público acima de 40 anos e para profissionais da saúde.