Além da cidade cearense, outras duas da região Nordeste estão em alerta devido à falta de chuva. O primeiro, Muquém do São Francisco, na Bahia, também está enfrentando um período de estiagem. Já o segundo, Paulistana, no Piauí, enfrenta a seca — uma ausência de chuvas mais longa do que a estiagem.
Por outro lado, sete municípios foram atingidos por chuvas intensas, eles são: Paulo Jacinto, em Alagoas; Ribeira do Pombal, na Bahia; Ielmo Marinho, no Rio Grande do Norte; Xexéu e Itaíba, em Pernambuco; e Santa Rosa de Lima e Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina. No Amazonas, o município de Anori registrou inundações
Solicitação de recursos federais
Os municípios atingidos por desastres estão adeptos à solicitação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) dado a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional.
Entre as ações efetivadas pela solicitação de recursos federais, estão o restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir das informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.
O Povo