O prefeito de Santa Quitéria, Braguinha (PSB), não participou da convenção que homologou o nome de Roberto Cláudio como candidato a governador, neste domingo em Fortaleza. Nem durante as prévias entre RC e Izolda, ele também nada falou, diferente de outros gestores estado afora, que fizeram declarações de apoio.
Embora o seu deputado federal - e também presidente estadual - Denis Bezerra tenha se posicionado pró-Roberto, uma nova fenda foi aberta no partido neste domingo. Dirigentes e cinco prefeitos filiados ao PSB, com apoio da direção nacional, divulgaram um manifesto para que não mantenha a posição de se aliar a RC. A ideia está clara: ou levar a sigla para a aliança petista, apoiando Elmano de Freitas (PT) ou racharem, como vem se concretizando.
Braguinha também dará voz a este movimento para repensar a aliança?
 |
Foto de arquivo em 2019 |
Ele vive um impasse que exige muita cautela: quando mais precisou, recebeu apoio do senador Cid Gomes para se tornar candidato e prefeito. Mas também possui uma relação amigável e de muito respeito com Camilo e Izolda. O ex-governador tem arregimentado apoio de várias prefeituras e os FG, mais do que nunca, precisará cobrar daqueles seus. Prefeito sabe que, qualquer decisão precipitada, pode lhe custar lá na frente em conjunturas futuras.
Abraçar Roberto Cláudio e fechar as portas para os petistas? Ou receber Elmano de Freitas e esquecer seus padrinhos políticos? Em 5 de agosto, não haverá mais silêncio. A resposta também pode vir mais cedo: dia 27, o PSB fará a sua própria convenção.