O resultado atual indica algum derretimento da direita, que caiu 5 pontos percentuais em 9 meses, enquanto a esquerda se manteve estável, variando 2 pontos para baixo no mesmo período (na margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais).
Os dados foram coletados de 29 a 31 de janeiro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa também mostra que as pessoas que, neste momento, aprovam o governo Lula tendem a ter um perfil político mais moderado do que os que reprovam a gestão do petista.
Além da pergunta sobre o posicionamento político, o PoderData perguntou aos entrevistados sobre como avaliam o governo Lula e cruzou as duas respostas. Dos que o aprovam, 35% se dizem de esquerda, 26% de centro e 32% não sabem. Os que reprovam são um segmento mais entrincheirado: uma maioria de 59% se diz de direita, enquanto só 12% se consideram centristas e 22% não sabem como se definir.