21°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Operação apreende 33 mil litros de cachaça na região da Serra da Ibiapaba

Operação apreende 33 mil litros de cachaça na região da Serra da Ibiapaba

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
10/02/2023 às 13h46 Atualizada em 10/02/2023 às 13h46
Operação apreende 33 mil litros de cachaça na região da Serra da Ibiapaba
Foto: Reprodução

Entre as irregularidades identificadas, estão a produção da bebida sem o devido registro junto ao Ministério da Agricultura; o armazenamento irregular do líquido a granel; a envase e comercialização irregular dos produtos sem os rótulos, com informações do fabricante e controle de qualidade ausentes.

A região da Serra da Ibiapaba é reconhecida em todo o Brasil pela produção da cachaça, que realiza importante papel no circuito turístico do local. No dia 5 de janeiro deste ano, o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas, reconheceu oficialmente o município de Viçosa do Ceará como a capital estadual desta bebida.

A fiscalização apontou que um dos estabelecimentos armazenava a bebida em locais insalubres, exposta a fezes de ratos e morcegos.

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através do Serviço de Inspeção, Fiscalização e Sanidade Vegetal (SIFISV/SFA-CE), e com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio das delegacias de Tianguá e Viçosa do Ceará.

G1