O saldo negativo nesse período foi de 13 óbitos e 15 feridos gravemente. A PRF cita como fator principal da causa de acidentes no local, o excesso de velocidade para o trecho. Em segundo lugar é a falta de atenção, seguido de ultrapassagem indevida, ingestão de bebida alcoólica e animais na pista.
Os dois primeiros meses de 2023, já se igualaram a todo o ano de 2020, com quatro acidentes. Nos últimos sete anos, 2021 foi o que mais registrou ocorrências no trecho com 12 acidentes e 7 óbitos, seguido de 2017 com 10 acidentes e 4 óbitos. Somente nos últimos 14 meses - considerando o ano de 2022 e os dois primeiros meses de 2023, foram registrados 11 ocorrências sendo 9 tombamentos, uma saída de pista e uma colisão frontal.
O inspetor Flávio Dutra, assessor de comunicação social da PRF de Sobral, falou sobre o trabalho para reduzir o número de acidentes no trecho e citou como exemplo o km 126, conhecido como ‘curva do Jorge’ em Itapajé onde foi feito o trabalho de sinalização pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, reduzindo consideravelmente o número de acidentes.
“O DNIT fez um trabalho muito bem feito com a realização da sinalização tanto vertical como horizontal e a instalação de um fotossensor limitando a velocidade para 40km por hora. A partir desse trabalho, não tivemos mais registro de acidentes graves no local. O km 201 que é uma curva fechada praticamente 180 graus, com risco grande de acidente se o veículo vier com velocidade incompatível para o local. Acreditamos que através das nossas solicitações documentais ao DNIT, o órgão já esteja fazendo o trabalho de planejamento para sinalização do trecho’, disse.
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