A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022) é uma ação do Governo Federal que prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC), para ajudar na recuperação do setor após as perdas econômicas e sociais acumuladas durante a pandemia de covid-19. O repasse destes valores será feito para estados e municípios até 31 de dezembro de 2023.
Santa Quitéria deverá receber R$ 403.644,70, de acordo com o Comitê Nacional da Lei Paulo Gustavo. Os recursos serão divididos para produções audiovisuais e demais manifestações culturais.
A Lei, aprovada em junho do ano passado, é uma homenagem ao ator Paulo Gustavo Amaral Monteiro, ator, humorista, diretor, roteirista e apresentador brasileiro. Ele ficou conhecido principalmente pela sua atuação como Dona Hermínia, no filme "Minha mãe é uma peça”. O ator veio a falecer no ano de 2021, em decorrência de complicações por conta do Covid-19.
|
Foto: Reprodução |
Visando trilhar a execução da lei no município, a Secretaria de Cultura de Santa Quitéria convida os artistas locais para participar de uma reunião na quinta-feira (23/03) às 18h, na EEEP Monsenhor Luís Ximenes. A participação da classe artística ajudará na definição para a aplicação da Lei e a distribuição dos recursos, como a quantidade de editais, valores, linguagens e prazos.