22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

INSS tem mais de 1 milhão à espera de perícia médica

INSS tem mais de 1 milhão à espera de perícia médica

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
22/03/2023 às 07h13
INSS tem mais de 1 milhão à espera de perícia médica
Foto: Reprodução

O número de perícias inclui todos os tipos de benefício que necessitam de avaliação pericial para concessão. Na lista, estão auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária – antigo auxílio-doença– e aposentadoria incapacidade permanente – antiga aposentadoria por invalidez –, pagos a quem tem alguma incapacidade para trabalhar.

Há ainda outros benefícios, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial, entre outros, que necessitam da análise de um médico.

Há poucas semanas, o número de cidadãos à espera de atendimento estava em torno de 780 mil, mas, com o início da greve dos peritos, que na sexta-feira (29) chegou a 31 dias, o quadro se agravou. Dados da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) mostram que houve ao menos 320 mil remarcações de exames periciais desde o início da greve.

A espera para conseguir um atendimento também é longa e está em cerca de 60 dias, segundo informações do governo enviadas ao Congresso na edição da medida provisória 1.113, que tenta implantar a perícia médica a distância em alguns benefícios, com envio de atestado pela internet, como já ocorreu na pandemia.

Jornal do Commercio