Elmano dá continuidade ao modelo administrativo do antecessor e atual ministro da Educação, Camilo Santana, foca ações no combate à pobreza, com ampliação de número de beneficiados com o Vale Gás e com o programa Ceará Sem Fome que, em 2023, terá investimentos da ordem de R$ 230 milhões.
Outra iniciativa, nesses 100 dias de Governo, é o Mutirão de Cirurgias Eletivas que terá investimentos de R$ 100 milhões e começa, nesta segunda-feira, pela cidade de São Benedito, na Região da Ibiapaba, sendo desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e os Municípios.
Promessa de campanha do petista, o secretariado tanto espelhou o organograma do Governo Federal quanto atendeu à paridade de gênero. Ao todo, o governador anunciou 32 pastas, ampliando a quantidade de secretarias com desmembramento de algumas.
Em meados de fevereiro, conseguiu a aprovação de um pacotão político-administrativo que incluía a criação do Fundo de Sustentabilidade Fiscal (FESF), formado por recursos de empresas que deixariam de receber incentivos fiscais. Em março, o governador recuou e cancelou a criação do Fundo. A decisão tomou como base um acordo de recomposição das perdas do ICMS.
Com Ceará Agora