|
| Foto: Reprodução/Internet |
Uma das versões da mensagem falsa diz: "Prezado(a) contribuinte, Identificamos um erro em sua declaração de Imposto de Renda. É necessário realizar a correção o mais breve possível. Por favor, faça a correção dos itens mencionados no pdf: IR493632023. A correção deverá ser enviada até o dia 31/05/2023. Agradecemos sua atenção e colaboração."
O link é malicioso e não deve ser acessado. A Receita Federal alerta que não envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links.
Além disso, a Receita aponta que, por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes pela internet podem obter, ilegalmente, informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas.
Para saber se a declaração está em malha, o contribuinte deve acessar o
portal e-CAC, selecionar a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" e na aba "Processamento", escolher o item "Pendências de Malha". Será possível ver se a declaração está em malha e eventual motivo de ter sido retida.
A Receita explica que se a declaração está em malha é porque o contribuinte cometeu eventual erro no preenchimento ou deixou de informar algum dado. Nesse caso, ele pode fazer uma retificação da declaração, desde que ainda não tenha recebido o termo de intimação.
g1