Os dados divulgados recentemente do Censo Demográfico de 2022, apontam que Catunda foi a única cidade da microrregião de Santa Quitéria que teve aumento de habitantes em 12 anos. Em 2010, estava com 9.952 pessoas e atualmente, contabiliza 10.444, um total de 492 moradores a mais.
Foram recenseados 4.215 domicílios, sendo 3.432 ocupados e 775 não ocupados. Os números contabilizados surpreenderam ao final, devido a dificuldade durante o processo de coleta para que os questionários fossem respondidos.
Com o aumento populacional, não haverá impacto na distribuição dos recursos do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e também no número de vereadores da Câmara, que permanece em nove.
|
Foto: Sávio Sousa/2K |
Além de verificar exatamente qual o tamanho da população, o Censo compila dados sobre as características dos moradores (como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade e renda) e informações sobre saneamento básico dos domicílios, cujos serão publicados posteriormente.
Na avaliação do comerciante Edson Borges, o trabalho foi realizado em Catunda de forma eficiente. “Acredito que tem aumentado pela questão tanto de tá nascendo novas crianças, quanto da retenção das pessoas, devido o pessoal tá preferindo, né? Apesar de ter um ganho menor, mas preferindo morar por conta da qualidade de vida”, opina.
O coordenador da ouvidoria do SUS e mobilizador social, José Antônio, acredita que o crescimento populacional do município é devido a falta de migração dos catundenses. "Eu lembro que até pouco tempo, muitos saiam daqui e iam para outros estados à procura de oportunidades de emprego. Percebi que nesses últimos anos, esse pessoal em vez de sair, estão voltando, colocando seu comércio e exercendo sua profissão aqui no município de Catunda", analisa ele.