Estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Lyra Ribeiro Santos desenvolveram uma mochila capaz de orientar pessoas com deficiência visual quanto a obstáculos no caminho. Os alunos da escola localizada no município de Guarapari, no Espírito Santo, também criaram um amplificador auditivo que promete ajudar pessoas com problemas de audição. As informações são do portal A Gazeta.
A ideia do sensor na mochila surgiu de uma demanda na própria escola. Os estudantes se sentiram motivados a criar algo útil para colegas com deficiência visual. Chamado de Vision Assistent Model, o equipamento foi projetado para pessoas com baixa visão, ou usuários de bengala ou cão-guia.
O dispositivo consegue captar a presença de obstáculos numa circunferência de 180º ao redor do usuário e emite um alerta sonoro.
Alunos da mesma escola também criaram um amplificador auditivo. Um microfone capta o som ambiente que chega amplificado em fones de ouvido utilizados pelo usuário. Os alunos projetaram o aparelho de modo a amplificar o som de forma limpa e sem incomodar o aparelho auditivo.
Os dois projetos ficaram no top 5 da feira Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Milset). O evento foi realizado em Fortaleza, no mês de junho. O resultado garantiu os estudantes numa feira internacional que será realizada no México.