O Hospital do Coração de Sobral suspendeu, nesta sexta-feira (18), os atendimentos ambulatoriais em cardiologia, cirurgias eletivas e hemodinâmicas, para a população em virtude da crise financeira que a unidade enfrenta.
A suspensão dos atendimentos já era prevista desde o mês de junho, quando o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu um comunicado dos médicos que atuam na unidade. De acordo com o documento, os profissionais da saúde estão sem receber desde novembro de 2022.
Além dos problemas com relação aos pagamentos dos médicos, a unidade também sofre com a escassez de medicamentos essenciais e também a falta de manutenção nos equipamentos.
Segundo informações apuradas pelo SPN, uma das principais razões da paralisação seria a ausência do pagamento do extrateto de mais de R$ 2 milhões por parte da Secretaria da Saúde (SESA) do Ceará. Através de nota a Secretaria informou que o pagamento será realizado nos próximos dias após a assinatura de um decreto pelo governador Elmano de Freitas.
O dinheiro será enviado para a Prefeitura de Sobral, que será a responsável por repassar os valores para o Hospital do Coração.
Em ofício publicado, através das redes sociais do hospital, é sugerido que profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) só "encaminhe como vaga zero apenas os casos de infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST e casos de BAVT".
O impacto da paralisação das atividades do hospital afetará não só habitantes de Sobral, mas também pessoas que moram em diversas cidades da região norte do estado.