Sábado, 31 de Janeiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ao lado de ex-governadores, Elmano assina Mensagem que cria Comitê de Governança para o H2V

O evento está previsto para às 8h30, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Por: Fonte: Opinião
07/08/2023 às 10h35
Ao lado de ex-governadores, Elmano assina Mensagem que cria Comitê de Governança para o H2V
Reprodução
O governador Elmano de Freitas (PT) deve assinar nesta segunda-feira, 7, Mensagem de Lei a ser encaminhada à Assembleia Legislativa do Ceará para a criação do Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde. O momento deve acontecer durante audiência com a empresa Fortescue, primeira empresa a assinar um pré-contrato para a instalação de uma usina de H2V no Complexo do Pecém, no Estado.
 
Há expectativa que os ex-governadores Cid Gomes (PDT), senador da República; Camilo Santana (PT), ministro da Educação; e Izolda Cela (sem partido), também integrante do MEC; além de representantes da Fortescue participem do momento. O evento está previsto para às 8h30, no Palácio da Abolição, em Fortaleza.
 
O Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde deve atuar diretamente para o fortalecimento do HUB de hidrogênio verde, criado em fevereiro de 2021 pelo Governo do Ceará, em parceria com o Complexo do Pecém, Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo do HUB é atuar mais especificamente na área da ZPE Ceará, do Complexo do Pecém. Até o momento, 31 Memorandos de Entendimento (MoUs) já foram assinados como parte do HUB.
 
AUDIÊNCIA
 
A Fortescue apresentou na última quarta-feira, 2, seu primeiro Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para licenciar seu projeto de produção de H2V no Ceará. Na oportunidade, a Fortescue protocolou o EIA/RIMA da planta de hidrogênio verde para atendimento às normas locais de licenciamento ambiental, estabelecidas e acompanhadas pela Superintendência Estadual de Meio Ambiente (Semace) do Ceará.
 
A partir disso, a multinacional australiana se tornou a primeira empresa no Brasil a apresentar o estudo para o desenvolvimento de um projeto de H2V em larga escala. A planta da empresa tem potencial para produzir 837 toneladas de hidrogênio verde por dia a partir do consumo de 2.100 MW de energia renovável. De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o projeto também tem potencial para gerar cerca de 5 mil empregos na fase de construção.
 
“O H2V permitirá o estabelecimento de indústrias verdes em grande escala, que impulsionarão o crescimento e criarão muitos empregos para a economia brasileira”, disse Luis Viga, diretor da Fortescue no Brasil, durante a audiência.