Santa Quitéria registrou na sexta (25) e sábado (26), os maiores picos de temperatura em um ano: 38,9º C.
Conforme dados do sistema de monitoramento que reúne informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o valor extremo ocorreu entre as 16 e 17h.
A situação foi tão crítica que até o asfalto feito há quatro meses, na rua Professor Otávio Terceiro de Farias (Boa Vida), não resistiu ao tempo quente e estava derretendo, aparentando má qualidade no serviço feito pela SOP (Superintendência de Obras Públicas). Por conta disso, o material acabou grudando em pneus dos veículos e calçados de quem passava pelo local, principalmente quem participava das Olimpíadas no Estádio Municipal.
Com tanto calor e umidade do ar baixa, todo mundo precisa se cuidar e beber bastante água. Também é melhor evitar se expor demais ao sol. Segundo a Funceme, diante deste quadro, há uma maior incidência da radiação solar, deixando a atmosfera mais aquecida.
A pior situação foi para os moradores de Barro, na região do Cariri, onde os termômetros marcaram nada mais nada menos que 40,8º C. E há previsão de perdurar pelos próximos dias para boa parte do estado, variando entre 35 e 38º C. Definitivamente, o planeta mais perto do Sol não é Mercúrio, é o Ceará.