
O presidente do PT Ceará, Antônio Filho, conhecido como “Conin”, disse com exclusividade ao OPINIÃO CE que o PT “não vai exigir que o candidato seja do PT”, mas destacou que o partido apresentará “excelentes quadros que poderão cumprir essa tarefa”. O presidente estadual do partido participou de evento nesta sexta-feira, 1º, em Fortaleza, com a presença do presidente Lula (PT), do governador Elmano de Freitas (PT), do ministro Camilo Santana (PT) e de outros quatro ministros de Estado.
“O PT não vai exigir que o candidato seja do PT. O PT está aberto a conversar com outros partidos, mas vamos apresentar excelentes quadros que poderão cumprir essa tarefa”, destacou. “Política a gente conversa todo dia, toda hora, mas decisão mesmo deveremos tomar só no ano que vem. Não se tem prazo em política, são momento onde se constroem os entendimentos, acordos e as questões vão ficando maduras para serem deliberadas”, frisou o presidente da sigla.
A fala do presidente vai de encontro ao defendido por outras lideranças da sigla, como do deputado federal José Guimarães e da deputada federal Luizianne Lins, que defendem candidatura própria do partido em Fortaleza. “É impossível e impensável o PT não ter candidato em Fortaleza. O PT terá candidato em Fortaleza. Ponto. Quem quiser, aceite, quem não quiser, não aceite”, destacou Guimarães em entrevista exclusiva no sábado, 26.
Ainda conforme Conin, o partido, sob liderança do governador Elmano de Freitas e o ministro Camilo Santana, também não está fechado para novas filiações, comentando sobre a situação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão. “Qualquer partido se sentirá muito honrado com a filiação do Evandro [presidente da Assembleia Legislativa]. Se a opção dele for pelo PT, nós vamos abrir esse debate no PT. Nomes, vamos discutir no momento certo”, afirmou Conin.
Na última terça-feira, 29, Evandro anunciou a sua saída do PDT. O presidente da Casa também é disputado por partidos como PSB e MDB, que chegou, inclusive, a oferecer a presidência do diretório municipal em Fortaleza ao deputado. Me sentiria muito honrado e feliz em ter um quadro como Evandro”, destacou à reportagem o presidente estadual do MDB, Eunício Oliveira. “Conversei com ele e disse que, se ele quiser vir, terá inclusive a presidência do MDB de Fortaleza. Mas fazemos parte de um conjunto.”
PRIORIDADES
Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, o presidente do PT classificou como prioritário, no momento, “manter a união da unidade da base do governador Elmano em Fortaleza, ter uma candidatura que represente esse projeto”.
Para a eleição na Capital em 2024, além da possibilidade de Evandro, o partido, que detém o Governo do Estado, uma vaga no Senado com a senadora Augusta Brito e a Presidência, com Lula, surge com nomes como da deputada federal Luizianne Lins, dos deputados estaduais Larissa Gaspar e Guilherme Sampaio – presidente municipal do PT em Fortaleza; e do secretário Artur Bruno. Segundo Conin, o partido discutirá o candidato “no momento certo”, e a decisão sobre o nome deve sair apenas em 2024. “Primeiro temos que manter a base de Elmano em Fortaleza, ter uma candidatura que represente o projeto”, explicou.
Com contribuição de Felipe Nóbrega.