Sábado, 31 de Janeiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Girão é o único parlamentar cearense no Parlamento do Mercosul e espera “contribuir para a difusão do Ceará”

Compõem o grupo, até o momento, outros oito senadores e 27 deputados federais

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Opinião CE
06/09/2023 às 08h13
Girão é o único parlamentar cearense no Parlamento do Mercosul e espera “contribuir para a difusão do Ceará”
Foto: Agência Senado

Dentre os 36 parlamentares escolhidos para compor o Parlamento do Mercosul (Parlasul), apenas um é cearense. O senador Eduardo Girão (Novo) fará parte da atual legislatura, que segue até o dia 31 de janeiro de 2027. A lista foi publicada na última quarta-feira, 30, no Diário Oficial da União. Compõem o grupo, até o momento, outros oito senadores e 27 deputados federais. Ao OPINIÃO CE, Girão disse esperar “contribuir para a difusão do Ceará junto aos demais membros do bloco, bem como identificar oportunidades para o incremento da economia estadual e nacional”.

Segundo o senador, a representação cearense no Parlamento é importante pois “reside na possibilidade de acompanhamento das proposições e resoluções propostas ou em discussão no Mercosul que, porventura, possam ter algum reflexo para o Estado do Ceará”.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Cabe ressaltar que o Mercosul é um espaço ainda em construção, onde questões alfandegárias e comerciais são discutidas, buscando o interesse dos países, primordialmente, mas que afetam interesses regionais, estaduais ou provinciais. Por isso, avulta de importância nossa participação para estar próximo das oportunidades para a nossa ‘Terra da Luz’, ao passo que estaremos atuando preventivamente para defender os interesses do nosso Estado e do Brasil”, assegurou o senador.

A representação terá mais um senador, que ainda não foi indicado pelo Bloco Democracia – formado por MDB, União Brasil, PSDB, PDT e Podemos. A definição da bancada no Parlasul segue os mesmos critérios de representação partidária e dos blocos existentes no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. Em data ainda a ser marcada, serão definidos o presidente e os dois vice-presidentes do colegiado. O mandato será de 2 anos.