23°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Novo memorando entre Consórcio Santa Quitéria e Governo do Estado é assinado para agilizar Itataia

Três anos atrás, ainda durante o governo de Camilo Santana, um memorando do mesmo molde já havia sido assinado entre as partes

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O Otimista
30/09/2023 às 19h21
Novo memorando entre Consórcio Santa Quitéria e Governo do Estado é assinado para agilizar Itataia
Elmano com representantes do Consórcio Santa Quitéria | Foto: Divulgação

Foi publicado no Diário Oficial do Ceará dessa quinta-feira (28/09), um novo memorando de entendimento celebrado entre o Governo do Ceará e o Consórcio Santa Quitéria para o desenvolvimento do Projeto Santa Quitéria. Três anos atrás, ainda durante o governo de Camilo Santana, um memorando do mesmo molde já havia sido assinado entre as partes para agilizar o processo de instalação do complexo minero-industrial.

O memorando tem por objetivo regular a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com o objetivo da implementar as operações na jazida de Itataia, que fornecerá insumos majoritariamente destinados às áreas de agricultura e pecuária do Nordeste e Norte.

Continua após a publicidade
Anúncio

Assinam o memorando, o governador Elmano de Freitas, representantes da INB e Galvani e as secretarias do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, do Meio Ambiente, da Fazenda, da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos.

A época, o Estado assumiu o compromisso da construção da adutora que vai levar água ao empreendimento via açude Edson Queiroz, energia elétrica, asfaltamento da estrada que liga Itataia à Lagoa do Mato e capacitação da mão de obra, através de parceria com o Sistema FIEC.

O projeto de exploração da usina de urânio e fosfato foi remodelado, ainda em 2020, e deve receber US$ 400 milhões em investimentos até o início da operação, gerando 2,5 mil empregos diretos e indiretos. A massa salarial que será gerada pelo empreendimento atingirá cerca de R$ 25 milhões/ano, o que fomentará a economia da região.