
Quando se pensava que tudo já tinha acontecido dentro do PDT Ceará, eis que surge mais um fato estarrecedor. O Diretório do PDT Ceará foi inativado por decisão da legenda nacional, expirado em 5 de outubro de 2023.
Uma certidão da Justiça Eleitoral comprova que o diretório estadual do PDT Ceará está inativo. O partido que é presidido pelo deputado federal André Figueiredo, interinamente, dissolveu o Diretório do partido no Ceará, no mesmo dia em que o grupo aliado do senador Cid Gomes anunciou ter conseguido o número de assinaturas suficientes para convocar o colegiado e eleger uma nova presidência do partido no Ceará.
Com a decisão de tornar o partido inativo no Diretório estadual no dia 5 de outubro, no dia seguinte a sigla nomeou uma comissão provisória presidida por Cristhina Brasil.
Segundo informações de interlocutores ligados ao senador Cid Gomes, foi feita uma notificação extrajudicial enviada ao secretário da Executiva Nacional do PDT, Manoel Dias, questionando “quais as razões de fato e de direito levaram a repentina alteração nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral, atribuindo o status de inativo ao Diretório Estadual do PDT-CE, bem como de seus membros”.
O político ressalta ainda que o PDT Ceará está "em plena atividade partidária e no regular exercício de suas funções, inclusive com realização de reuniões e demais atos partidários pertinentes, fato público e notório, de farta cobertura dos órgãos de imprensa".