24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Justiça decide por novo afastamento de Carlomano Marques, prefeito de Pacatuba, por mais 180 dias

Carlomano já havia sido afastado do cargo, em abril deste ano, por 180 dias

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Opinião CE
11/10/2023 às 18h16
Justiça decide por novo afastamento de Carlomano Marques, prefeito de Pacatuba, por mais 180 dias
Foto: Reprodução

Afastado do cargo por 180 dias no último 19 de abril, o prefeito eleito de Pacatuba, Carlomano Marques (MDB), prosseguirá afastado por mais 180 dias. A decisão foi da desembargadora Vanja Fontenele, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE). Com isso, o vice-prefeito Rafael Marques (sem partido), sobrinho de Carlomano, segue na Gestão da cidade.

Na primeira ocasião, a Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), decidiu pelo afastamento em investigação de suspeita de integrar um esquema de corrupção no município. À época, 22 prisões foram efetuadas, incluindo de secretários do município.

São investigados crimes como contratação irregular de servidores, improbidade administrativa, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. 

O farto material colhido na investigação embasou os afastamentos pelo Poder Judiciário, mesmo de forma temporária, por 180 dias. A ofensiva dos promotores indica uma tendência de maior rigor e mais aprofundamento de investigações sobre a aplicação do dinheiro público em prefeituras do Ceará pela Procap.