
O ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) lançou duras críticas ao Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), em uma transmissão ao vivo nas redes sociais na última segunda-feira.
O Ciro se referiu a Camilo como "a maior decepção" e "o maior traidor da história".
A discussão surgiu a respeito da decisão do Ministério da Educação de abrir 95 novos cursos de Medicina, todos privados, em todo o Brasil.
Ciro e Camilo, que já foram aliados, romperam definitivamente em 2022, embora diferenças já fossem evidentes em embates anteriores.
Os dois haviam apadrinhado Camilo em sua corrida para o cargo de governador do Ceará em 2014.
Segundo Ciro, as discordâncias incluíram a escolha do candidato para a Prefeitura de Fortaleza em 2020.
Em outra ocasião, Ciro aludiu ao atual secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho (PDT), como sendo "camilista fanático", implicando que Camilo influenciou na decisão de lançá-lo como candidato à prefeitura de Fortaleza em 2020. Salmito negou que Camilo tenha vetado sua candidatura.
Ciro também criticou o "monopólio de poder" no Ceará e expressou apoio a novas lideranças políticas. Durante o período eleitoral, Ciro alegou ter sofrido uma "facada nas costas" de ex-aliados no estado, indicando, sem nomear diretamente, Camilo e seu irmão Cid, que apoiaram outros candidatos em vez do escolhido por Ciro.