21°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Brasileiros resgatados de Gaza desembarcam em Brasília e são recebidos por Lula

Grupo de 32 pessoas esperou 1 mês por autorização para deixar território palestino

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: CNN
14/11/2023 às 06h44
 Brasileiros resgatados de Gaza desembarcam em Brasília e são recebidos por Lula
Foto: Reprodução

Brasileiros e familiares repatriados da Faixa de Gaza chegaram à Base Aérea de Brasília, nesta segunda-feira (13). O pouso da aeronave foi às 23h24. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi ao local para fazer a recepção dos cidadãos, que esperaram mais de três semanas até conseguir autorização para conseguir sair do enclave atingido pela guerra entre Israel e o Hamas.

Das 34 pessoas que pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas – 24 brasileiros e 10 familiares palestinos próximos –, 32 deixaram a área do conflito. Duas brasileiras, mãe e filha, decidiram ficar no território palestino por motivos pessoais. Os resgatados poderão solicitar a inclusão no Bolsa Família e outros programas de benefícios assistenciais, segundo informou o Ministério do Desenvolvimento Social.

Continua após a publicidade
Anúncio

O grupo de brasileiros passará duas noites em um alojamento na Base Aérea, onde serão atendidos por assistentes sociais, além de receberem atendimento médico e psicológico. Todos passarão por atendimento de regularização migratória e serão incluídos no Cadastro Único, que possibilita ser beneficiado pelos programas sociais do governo federal.

O repatriado Hasan Rabee afirmou que sua mãe e irmã não vieram para o Brasil porque ainda não houve a aprovação da segunda lista de saída da Faixa de Gaza. Na ocasião, Lula disse ao ministro Mauro Vieira que seria preciso “continuar brigando pela aprovação da segunda lista”.

Entenda em 6 pontos como foi o trajeto até o Brasil

  • Os 32 brasileiros cruzaram, no domingo (12), a passagem de Rafah, fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito;
  • O grupo foi embarcado em veículos fretados pela Embaixada do Brasil no Egito e seguiu para o Cairo;
  • Eles pernoitaram na capital do Egito, onde receberam apoio do governo federal;
  • Na manhã desta segunda-feira (13), embarcaram no avião VC-2, da Presidência da República;
  • O voo fez escalas técnicas em Las Palmas (Espanha) e Recife;
  • O desembarque na Base Aérea de Brasília aconteceu às 23h30 de hoje.

“A comunidade brasileira em Gaza tem cerca de 100 brasileiros, incluindo aqueles que já retornaram ao Brasil”, disse à CNN o embaixador brasileiro na Palestina, Alessandro Candeas, depois que os 32 repatriados deixaram a região.

O processo de repatriação teve diversos entraves, incluindo o fechamento temporário da fronteira de Rafah até o momento de embarque. Para Candeas, foram “três semanas de inércia angustiante” até garantir a segurança dos cidadãos.

O representante do Brasil afirmou que, desde o início do conflito, houve uma mobilização pela retirada dos brasileiros. “Imagens como essa [do embarque] nos alegram e recompensam esse esforço”. O processo envolveu o abrigo desse grupo em uma escola e, depois, em locais alugados. Para garantir a segurança dos espaços, o paradeiro era informado ao governo de Israel e outras autoridades, relatou Candeas.