24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Senado pode votar fim da reeleição no próximo ano para cargos do Executivo

Após limitar poderes dos ministros do STF, senadores agora devem apreciar projeto que muda regras para prefeitos, governadores e presidentes

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Ceará Notícias
30/11/2023 às 08h22
Senado pode votar fim da reeleição no próximo ano para cargos do Executivo
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) anunciou que pretende submeter no próximo ano ao plenário da Casa o projeto que extingue a reeleição no Brasil para cargos no Executivo.  

A proposta não afetaria os mandários de cargo do Executivo nas eleições do ano que vem, pois ainda teriam o direito de concorrer a reeleição. Já na eleição seguinte haveria uma ampliação de quatro para cinco anos no mandato para tais cargos.

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 12/2022 é de autoria do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Em entrevista ao blog da jornalista Andréia Sadi, do g1, o comandante do Senado Federal se mostrou confiante com a aprovação da matéria.

Na PEC, Kajuru propõe que a Constituição seja alterada, tornando “inelegíveis para os mesmos cargos, no período subsequente, o presidente da República, os governadores de Estado e do Distrito Federal, os prefeitos e quem os houver sucedido ou substituídos nos seis meses anteriores ao pleito”.

A proposta não disciplina a eleição de vereadores, mantendo os mandatos de vereadores com quatro anos conforme a PEC. Contudo, não há detalhes sobre os pleitos municipais e gerais — se serão feitos juntos ou separados.