A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) deve suspender suas atividades presenciais e eventos previstos neste final de ano. De acordo com fontes ouvidas pelo Opinião CE, esta decisão se dá por conta do aumento de casos de covid-19 no Ceará, nos últimos dias. A medida começa a valer a partir desta quarta-feira (6) e vinha sendo discutida pela mesa diretora da Casa Legislativa desde a última semana.
A suspensão, que partiu do presidente da Alece, o deputado Evandro Leitão (Sem partido), deve afetar as sessões ordinárias em plenário e eventos que provoquem aglomeração, como sessões solenes e audiências públicas. A Câmara Municipal de Fortaleza também está estudando uma possibilidade semelhante à decisão da Alece.
O aumento de casos de covid-19, inclusive, já tem afetado alguns parlamentares. Nesta terça-feira (04), o deputado estadual Renato Roseno (Psol) e a deputada estadual Jô Farias (PT) comunicaram que testaram positivo para a doença. No entanto, ambos disseram que estão com sintomas leves e, portanto, continuariam seus trabalhos no Legislativo de forma remota.