De acordo com o último levantamento do Datafolha, a avaliação do Congresso Nacional permanece estável em relação a setembro. A pesquisa revela que 18% dos entrevistados consideram o trabalho dos parlamentares como ótimo ou bom, enquanto 43% o veem como regular e 35% o reprovam como ruim ou péssimo.
Os números são semelhantes aos registrados três meses antes, com 16%, 48% e 33%, respectivamente. A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça-feira, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Destaca-se que, assim como na avaliação do STF, os eleitores satisfeitos com o governo federal tendem a aprovar mais o Congresso. Por exemplo, 29% dos que avaliam positivamente a gestão de Lula (PT) também o fazem em relação ao Legislativo.
Além disso, os mais instruídos e os que reprovam o governo Lula tendem a rejeitar mais o trabalho do Congresso, representando 41% e 46%, respectivamente.
O primeiro ano dos eleitos em 2022 é considerado melhor do que o das últimas três legislaturas, à mesma altura. Comparado com a legislatura anterior, eleita em 2018, a atual composição do Congresso apresenta um desempenho ligeiramente superior.
A avaliação geral negativa do Congresso não é uma novidade histórica. Desde a década de 1990, o Datafolha não registrou um momento em que a aprovação dos parlamentares estivesse acima da reprovação e da percepção de trabalho regular pela população.