O município de Catunda registrou a segunda maior chuva do Ceará neste 1º de janeiro de 2024, com muitos relâmpagos e trovões. Somente na sede, foram 157,2 milímetros, o suficiente para provocar vários transtornos, com alagamentos de casas no bairro Alto Bela Vista. A última vez que chegou a registrar uma proporção próxima desta foi no ano de 2013. Um muro do posto de combustível Mendes chegou a desabar, devido não suportar a força da água.
Em algumas residências, o cenário foi de destruição, com muros caindo, levando tudo o que tinha pela frente, como na localidade de Passagem, onde a altura da água numa casa chegou a cerca de um metro, causando as mortes de dois cachorros por afogamento e a porta da frente que estourou com a pressão. O acesso à rua Nestor Vieira Magalhães ficou comprometido, já que rompeu na altura de uma passagem e danificando todo o calçamento.
Ver essa foto no Instagram
No começo da manhã, a prefeita Ravenna Lima informou através das redes sociais que uma equipe está nas ruas avaliando os estragos para tomar as medidas necessárias e que a população colabore com informações sobre onde há mais danos. "Vamos continuar agradecendo a Deus, pois não tivemos vítimas", disse externando solidariedade a quem foi afetado.
Segundo a Funceme, 106,1 milímetros eram esperados para o mês inteiro somente na sede. O distrito de Paraíso registrou ainda de ontem para hoje, 57 mm.