Em virtude das fortes chuvas que assolaram o município de Catunda na virada do ano, algumas residências foram completamente alagadas, e os moradores perderam tudo. Diante desse desastre, um grupo de Agentes Jovens Ambientais (AJAs), que executa o projeto Eco Reciclagem, se solidarizou com as famílias e iniciou uma campanha de arrecadação de roupas, alimentos, toalhas, colchões, produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar as famílias.
Ana Beatriz, Maria Geane, Maria Rita e Ygor Melo, além de outros AJAs de Catunda, levaram a ideia ao Viveiro Regional Cultivando Pessoas, que fica na Unidade Prisional do município de Novo Oriente. Através da parceria firmada, intitulada Plante o Bem, o viveiro realiza a doação de mudas frutíferas em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis. A iniciativa das ações foram dos próprios AJAs, sob a orientação e acompanhamento do Supervisor Local Germano Gonçalves e da Coordenadora Regional Amanda Maroana, também coordenadora do Projeto Viveiro Cultivando Pessoas, da Unidade Prisional de Novo Oriente, que realiza o trabalho de ressocialização dos detentos através da produção de mudas e educação ambiental em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Estado do Ceará – SAP.
A campanha vem sendo divulgada nas redes sociais das equipes dos AJAs (@ajas.catunda / @escolasustentavel_ajascatunda / @reciclaarteaja23 / @aja_paraiso24 / @ajas_mantenco) e na rádio local Planalto FM. Até o momento, já foram arrecadados cerca de 50kg de alimentos e roupas. Para realizar a troca e ajudar a campanha Plante o Bem, as pessoas podem se dirigir à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Catunda.