Sábado, 31 de Janeiro de 2026
22°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

TCE aumentará fiscalização de 'gastos indevidos' de prefeituras em ano eleitoral, diz Rholden

Trabalho terá dois focos: não prejudicar, de forma indevida, gestores e monitorar aqueles que estão com a "máquina pública"

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O POVO
09/01/2024 às 18h39
TCE aumentará fiscalização de 'gastos indevidos' de prefeituras em ano eleitoral, diz Rholden
Foto: Fábio Lima/O POVO

Empossado nesta segunda-feira, 8, o novo presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE-CE), Rholden Queiroz, projetou que a corte irá redobrar a atenção das fiscalizações nas eleições municipais de 2024 no Estado.

"O Tribunal vai continuar agindo nas suas fiscalizações normais, mas, realmente, com atenção a esse ano eleitoral, monitorando gastos que sejam indevidos", afirmou em entrevista coletiva antes de cerimônia de posse dos novos dirigentes, ocorrida no Plenário da Corte, em Fortaleza.

Continua após a publicidade
Anúncio

"O que nós precisamos garantir é que as fiscalizações do Tribunal sejam criteriosamente preparadas e planejadas para que não fique peste de favoritismo e de interferir no processo eleitoral", explicou o gestor que assume no biênio 2024-2025.

O trabalho terá dois focos principais a fim de "assegurar o equilíbrio do pleito eleitoral": "Não prejudicar indevidamente um gestor, por isso que as fiscalizações são objetivas, com base em critérios objetivos, mas também que o gestor não se favoreça de estar com a máquina para se beneficiar no processo eleitoral", disse Rholden.

É comum que, em anos eleitorais, as gestões municipais aumentem as despesas ou irriguem mais determinados projetos como obras públicas. O TCE atua para combater e previnir ilegalidades, corrupção e uso impessoal da máquina estatal. Na ocasião da eleição, Rholden comentou sobre um dos desafios para 2024 que são as eleições municipais. Ele pontuou que é dever do TCE-CE atuar fortemente por este viés.