Mais de dois milhões de estudantes podem negociar suas dívidas com universidades em todo o Brasil. A ação de renegociação de dívidas com instituições de ensino é feita pela plataforma Serasa Limpa Nome. Segundo a entidade, são 6,2 milhões de ofertas disponíveis para negociação com descontos de até 93% e possibilidade de parcelamento.
A campanha oferece parcelamentos de até nove vezes e descontos que podem chegar a 93%. Ao todo, são 57 instituições parceiras, como as faculdades das redes Estácio, Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar.
Uma pesquisa realizada pela Serasa mostra que 49% dos entrevistados já tiveram de trancar o curso por causa de dívidas com as universidades. O desemprego foi apontado por 31% dos estudantes como o principal motivo para interromper os estudos, seguido da necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (18%) e da redução de renda (15%).
O estudo realizado em parceria com o Instituto Opinion Box ouviu 987 alunos endividados com instituições de ensino: nove em cada dez afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinhos. Pelo menos metade das dívidas atuais (51%) estão, atualmente, entre R$ 1 mil e R$ 5 mil.
De acordo com a psicóloga Valéria Meirelles, a inadimplência pode impactar a vida dos estudantes de forma semelhante à dos trabalhadores, já que gera o sentimento de preocupação constante e tira o foco das atividades no dia a dia. Ainda segundo o levantamento, 43% dos endividados afirmam que desejam quitar a dívida para retomar os estudos, e outros 40% querem se livrar das pendências com objetivo de limpar o nome.
Para conferir as condições, os devedores podem consultar a plataforma da Serasa e negociar de forma on-line. O processo também pode ser realizado presencialmente nas agências dos Correios.