22°C 37°C
Santa Quitéria, CE

Pesquisadores descobrem motivo da cannabis causar a famosa 'larica'

19/01/2024 às 15h12
Por: Raflézia Sousa
Getty Images

Pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (WSU), nos Estados Unidos, revelaram a razão pela qual o consumo de cannabis leva a um aumento no apetite, conhecido popularmente como "larica". O estudo, publicado na revista Scientific Reports em dezembro de 2023, destaca as alterações na comunicação entre neurônios cerebrais como responsáveis pelo fenômeno.

Segundo o Mertrópoles, a pesquisa, pioneira ao examinar como a cannabis influencia as regiões cerebrais ligadas ao apetite, expôs ratos de laboratório à cannabis vaporizada. Os resultados mostraram que a exposição à cannabis ativou receptores canabinóides tipo 1 em neurônios específicos no hipotálamo, resultando em maior ingestão de alimentos pelos ratos.

Essa descoberta, além de explicar o apetite aumentado associado ao consumo de cannabis, pode oferecer insights valiosos para pesquisas futuras no desenvolvimento de medicamentos para transtornos alimentares, incluindo anorexia e perda de peso.