24°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Operação contra pré-candidato e empresa de Hidrolândia investiga suspeita de corrupção, fraude em licitações e associação criminosa

A Justiça ainda autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
08/02/2024 às 13h21 Atualizada em 08/02/2024 às 15h22
Operação contra pré-candidato e empresa de Hidrolândia investiga suspeita de corrupção, fraude em licitações e associação criminosa
Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

O Ministério Público divulgou no final da manhã desta quinta-feira (08/2), novos detalhes sobre a operação “Passe Livre”. Ao total, foram cumpridos nas primeiras horas de hoje, oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Hidrolândia, Tarrafas, Juazeiro do Norte e Lavras da Mangabeira.

Além do empresário e pré-candidato a prefeito de Hidrolândia Jerberson Timbó (Jerbinho do Totonho) e da sua empresa Construtora Nova Hidrolândia, os outros investigados participavam de licitações de limpeza pública em Tarrafas. Eles negociavam ilegalmente as participações na disputa do processo licitatório e pagavam para que outras empresas não participassem das licitações, beneficiando assim outras organizações envolvidas e que estariam participando do processo. O esquema, dessa forma, violaria o caráter competitivo do processo licitatório.

Os alvos podem responder pelos crimes de corrupção, fraude em licitações, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Na operação, foram apreendidos aparelhos celulares e documentos.

A Justiça ainda autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações.

O termo “Passe livre”, que dá nome à operação, refere-se aos pagamentos ilegais feitos pelas empresas investigadas para que outra empresa, também participante do processo licitatório, fosse beneficiada e escolhida, vencendo a disputa sem concorrentes.