22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Sede de Santa Quitéria registra 120 mm e tem a maior chuva do estado nesta segunda

Com mais de uma hora ininterrupta de precipitação banhando a cidade, foi o suficiente para provocar novos transtornos no bairro Boa Vida

20/02/2024 às 10h39
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Thiago Rodrigues/AVSQ
Foto: Thiago Rodrigues/AVSQ

Santa Quitéria registrou na tarde desta segunda-feira (19/02), a maior chuva do estado em 24 horas, contabilizando 120 mm, conforme pluviômetro da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME). Foi a chuva mais intensa na sede desde abril de 2022.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Com mais de uma hora ininterrupta de precipitação banhando a cidade, foi o suficiente para provocar novos transtornos no bairro Boa Vida, tendo a água entrado com toda força nas residências e comércios das ruas Major Euclides Lobo e Professora Sinhá Bezerra, além do Parque Ecológico (sede do IMASQ), que ficou totalmente alagado.

O nível do rio Jacurutu também elevou bastante nas últimas horas.

  • Sede: 120 mm
  • Açude Edson Queiroz: 62.4 mm
  • Trapiá: 14 mm
  • Santa Rita dos Galdinos: 12 mm
  • Macaraú: 5 mm
  • Saco do Belém: 4.5 mm

Segundo a Funceme, as chuvas têm relação com a formação de áreas de instabilidades em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) – que é o principal sistema indutor de precipitações neste período do ano -, bem como a efeitos locais, a exemplo da atuação do sistema de brisa (circulação de ventos entre o mar e o continente), interação dos ventos com o relevo, calor e umidade.

O INMET renovou o alerta de chuvas intensas (perigo) até amanhã, às 10h, podendo haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Publicidade
Publicidade
Publicidade