Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Novo pároco de Santa Quitéria revela que buscará processo de beatificação do Monsenhor Luis Ximenes

Após 30 anos do falecimento do religioso, é a primeira vez que a Paróquia se manifesta em prol desta iniciativa, que tem toda uma série de ritos para tramitar perante a Igreja Católica

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
11/03/2024 às 10h32 Atualizada em 11/03/2024 às 10h40
Novo pároco de Santa Quitéria revela que buscará processo de beatificação do Monsenhor Luis Ximenes
Reprodução

Empossado há cerca de um mês como pároco da Paróquia de Santa Quitéria, o padre Domício Morais revelou que tem intenção de, a partir deste ano, começar o processo para beatificação do Monsenhor Luís Ximenes de Aragão Freire, responsável pela paróquia durante 40 anos e considerado santo popular pelos quiterienses. A revelação foi feita na última edição do podcast AVSQ em Off.

Após 30 anos do falecimento do religioso, é a primeira vez que a Paróquia se manifesta em prol desta iniciativa, que tem toda uma série de ritos para tramitar perante a Igreja Católica. O vigário Pe. Francisco Welington, que também participou da entrevista e trouxe o assunto à tona, afirmou que ambos estão dispostos a fazer essa homenagem, e que trabalharão nesse processo ao longo dos próximos seis anos de paroquiato. Em 5 de novembro de 2026, completará o centenário de vida de Monsenhor Ximenes. 

Continua após a publicidade
Anúncio
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

Padre Domício relata que iniciar esse processo não é fácil, mas que juntará uma equipe para recolher os relatos, preparar a documentação e que está de coração aberto para tentar reconhecer o primeiro santo quiteriense. Sobre como se dará este possível processo, o sacerdote conta que a Paróquia, juntamente com a Diocese, preparam a história, recolhendo relatos históricos da população que vivenciou suas ações, encaminham para uma comissão diocesana, e depois para a comissão do Vaticano, em Roma. 

A partir de então, começa o processo de reconhecimento de milagres: “é necessário um milagre para a beatificação e mais dois milagres para a canonização”, explica. Após análise dos peritos no Vaticano, as respostas retornam para a sede inicial, no caso, Santa Quitéria.

Quem foi o Monsenhor Luís Ximenes

Natural de Camocim, porém adotou Santa Quitéria como sua terra e até hoje é venerado pela população. Esteve responsável pela Paróquia durante 40 anos e levava uma vida simples e franciscana, cuidava das pessoas e até os dias de hoje, atribui-se milagres à ele, compartilhando o interesse em comum de que seja reconhecido pela Igreja como santo.

Na cidade, há um vagão e um museu, que guardam a sua história, com graças alcançadas e ex-votos de milagres atribuídos a ele. Monsenhor Ximenes faleceu no dia 04 de outubro de 1994, após passar mal durante a celebração de uma missa na Igreja Matriz, no dia de São Francisco.