O Ministério da Educação (MEC) anunciou que os estudantes do ensino médio da rede pública que se enquadram no programa de incentivo Pé-de-Meia começarão a receber os repasses de R$ 200 a partir do dia 26 de março. A iniciativa, lançada em janeiro, visa criar uma poupança para os alunos e contribuir para a redução da evasão escolar.
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), não há necessidade de os estudantes se inscreverem para o benefício. “Os sistemas de ensino e instituições federais que ofertam ensino médio público devem enviar ao MEC as informações sobre matrículas até o dia 8 de março”, explicou o ministro em publicação na plataforma X.
O programa Pé-de-Meia funciona como uma poupança social digital. Os valores depositados mensalmente pelo governo federal serão creditados em uma conta aberta em nome do estudante, em uma instituição bancária pública. O dinheiro poderá ser sacado após a conclusão do ensino médio, podendo ser utilizado para custear estudos universitários, cursos profissionalizantes ou outros fins.