O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não existe a “bobagem” da criação de um vale-carne e que riu muito quando soube da proposta. A fala aconteceu durante entrevista ao telejornal “SBT Brasil”.
“Não existe essa bobagem. É uma bobagem muito grande, porque, veja, isso foi o seguinte: um cidadão entrou uma carta ao ministro, e esse ministro mandou a carta para Casa Civil e disse para a imprensa que iria estudar”, explicou Lula.
“Eu ri muito quando vi a notícia do vale carne, sinceramente. Eu não acreditei que pudesse ser verdade”, prosseguiu.
À CNN, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse que a ideia está em análise no governo federal, mas tem poucas chances de avançar. A proposta nasceu da sugestão de um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, que apresentou o projeto a Teixeira em 2023.
Na opinião de Lula, o que precisa acontecer é uma maior diminuição do preço da carne. “Mas já abaixou, é importante lembrar. Não abaixou o tanto que a gente queria, mas já abaixou muito o preço da carne”, citou o presidente.
O preço do filé mignon caiu 16,95% e foi o corte com maior queda de preço de janeiro a agosto de 2023, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados em setembro. Na média geral, o valor das carnes caiu 9,65%. A redução foi uma das promessas de campanha de Lula. O petista afirmou que brasileiros voltariam a comer picanha se ele fosse eleito.