24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Bolsonaro e mais 16 são indiciados por fraude em cartão de vacinação da Covid

PF aponta crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público. Agora, a PGR vai decidir se oferece denúncia

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: G1
19/03/2024 às 09h34
 Bolsonaro e mais 16 são indiciados por fraude em cartão de vacinação da Covid
Brenno Carvalho/Agência O Globo

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19.

O indiciamento significa, na prática, que a PF entendeu que já há elementos suficientes para apontar responsáveis por um crime. Com isso, o caso segue para as mãos do Ministério Público Federal, que decide se apresenta denúncia à Justiça ou arquiva a apuração.

Além de Bolsonaro, outras 16 pessoas também foram indiciadas, como o tenente-coronel Mauro Cid e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ). Cid e Reis também foram indiciados pelos dois crimes de inserção e falsificação. Além disso, o tenente-coronel foi indiciado por uso indevido de documento falso.

O crime de associação criminosa prevê pena de 1 a 3 anos de prisão; o de inserção de dados falsos em sistema de informações, de 2 a 12 anos.

Após a publicação deste post, o advogado de Bolsonaro Fabio Wajngarten disse considerar "lamentável" a divulgação da informação, mas não comentou o teor o indiciamento.