Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Professores de Santa Quitéria sofrem há dois meses sem perspectiva do reajuste salarial de 2024

Enquanto a maioria das cidades tem aplicado reajustes equivalentes ou superiores a 4,62%, os educadores locais continuam sem qualquer atualização

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
27/03/2024 às 17h15 Atualizada em 27/03/2024 às 17h22
Professores de Santa Quitéria sofrem há dois meses sem perspectiva do reajuste salarial de 2024
Reprodução

Santa Quitéria enfrenta em diversos setores, as sequelas da instabilidade política, e entre os mais impactados estão os professores da rede municipal de ensino. Até o momento, não há perspectiva do reajuste salarial de 2024 para esses profissionais, causando preocupação e incerteza em relação aos seus vencimentos. Enquanto a maioria das cidades tem aplicado reajustes equivalentes ou superiores a 4,62%, correspondente à inflação de 2023, os professores quiterienses continuam sem qualquer atualização.

De acordo com a Lei Federal Nº 11.738/08, do Piso Nacional do Magistério, o aumento dos salários dos professores é calculado com base no crescimento do custo-aluno dos dois anos anteriores. Com isso, o valor mínimo foi estipulado em fevereiro em R$ 4.580,57 para uma jornada de trabalho de pelo menos 40 horas semanais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Enquanto isso, os professores de Santa Quitéria já vão para o segundo mês consecutivo sem respostas. A categoria reivindica que a reposição remuneratória seja incorporada integralmente, elevando o salário-base de todos os professores, independentemente do nível em que lecionam.

Segundo Fábio Mesquita, diretor de assuntos jurídicos do SINDPROSQ, a entidade começou a tratar desta pauta ainda em janeiro e após a troca de governo, também já se reuniu com o novo comando da pasta da educação, havendo a promessa para que ocorra em abril, sendo um pouco acima do que o MEC concedeu e com retroativo desde janeiro.

A Voz de Santa Quitéria procurou também a secretária Eliane Maciel, que informou que na próxima semana, o prefeito deverá se manifestar de forma oficial sobre o reajuste.