
A principal causa de mortes por doenças em Santa Quitéria continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, o infarto agudo do miocárdio, também chamado de “ataque cardíaco”. Em 2023, foram registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ceará, um total de 20 óbitos devido à comorbidade. Há uma lista de fatores que podem levar ao infarto, as principais são: pressão alta, diabetes, colesterol, tabagismo, obesidade, sedentarismo, hereditariedade e envelhecimento.
Segundo o médico cardiologista Lima Neto, que atende vários pacientes do município, é necessário estar atento à dores no peito. “Ontem mesmo tive uma paciente que teve uma dor típica de infarto e ficou em casa, ela não morreu porque não era o dia dela. Ela achava que era uma dor no peito, uma azia,e que ia melhorar”, compartilha. E explica que a característica principal do infarto é uma dor forte no meio do peito, queimação ou ardência, e vem associada com mal estar, suor frio, vontade de vomitar e corpo gelado.
O profissional orienta sempre a prevenção para seus pacientes, já que segundo ele, os que são acometidos, morrem na primeira hora, sem dar tempo de chegar ao hospital. Aderir a hábitos saudáveis como uma boa alimentação, atividades físicas diárias, não fumar e controlar adequadamente a pressão, a diabetes e o colesterol, podem diminuir os riscos de um infarto.
Além dessa doença, outras duas também lideram o topo da lista, sendo pneumonia, com 16 mortes registradas e parada cardíaca, com 12.