Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Infarto é a doença que mais mata em Santa Quitéria pelo 3º ano consecutivo

Em 2023, foram registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ceará, um total de 20 óbitos devido à comorbidade

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa
31/03/2024 às 10h35 Atualizada em 31/03/2024 às 10h35
Infarto é a doença que mais mata em Santa Quitéria pelo 3º ano consecutivo
Reprodução

A principal causa de mortes por doenças em Santa Quitéria continua sendo, pelo terceiro ano consecutivo, o infarto agudo do miocárdio, também chamado de “ataque cardíaco”. Em 2023, foram registrados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ceará, um total de 20 óbitos devido à comorbidade. Há uma lista de fatores que podem levar ao infarto, as principais são: pressão alta, diabetes, colesterol, tabagismo, obesidade, sedentarismo, hereditariedade e envelhecimento. 

Segundo o médico cardiologista Lima Neto, que atende vários pacientes do município, é necessário estar atento à dores no peito. “Ontem mesmo tive uma paciente que teve uma dor típica de infarto e ficou em casa, ela não morreu porque não era o dia dela. Ela achava que era uma dor no peito, uma azia,e que ia melhorar”, compartilha. E explica que a característica principal do infarto é uma dor forte no meio do peito, queimação ou ardência, e vem associada com mal estar, suor frio, vontade de vomitar e corpo gelado.

Continua após a publicidade
Anúncio

O profissional orienta sempre a prevenção para seus pacientes, já que segundo ele, os que são acometidos, morrem na primeira hora, sem dar tempo de chegar ao hospital. Aderir a hábitos saudáveis como uma boa alimentação, atividades físicas diárias, não fumar e controlar adequadamente a pressão, a diabetes e o colesterol, podem diminuir os riscos de um infarto.

Além dessa doença, outras duas também lideram o topo da lista, sendo pneumonia, com 16 mortes registradas e parada cardíaca, com 12.

Confira abaixo as 10 principais doenças mais fatais no município

  1. Infarto agudo do miocárdio (20)
  2. Pneumonia por microorganismo não especificada (16)
  3. Parada cardíaca (12)
  4. Acidente vascular cerebral não especificado como hemorrágico ou isquêmico - 7
  5. Outras septicemias (7)
  6. Insuficiência respiratória (6)
  7. Pneumonia bacteriana (6)
  8. Outras doenças pulmonares obstrutivas crônicas (6)
  9. Doença de Alzheimer (6)
  10. Hipertensão essencial (5)