O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PSB), sancionou a Lei que garante o reajuste de 4% aos professores da rede municipal de educação da cidade. Por meio de suas redes sociais, o gestor destacou que o novo valor está acima do Piso Nacional. Em janeiro deste ano, o Governo Federal anunciou uma atualização de 3,6% no piso salarial do magistrado, que passou para R$ 4.580,57. No entanto, o valor está abaixo da inflação de 2023, que fechou o ano com 4,72%. Ainda conforme o gestor sobralense, o reajuste em Sobral será retroativo a 1º de janeiro. O vencimento base na carreira inicial dos professores em Sobral será ajustado para R$ 4.675,66.
“A boa novidade também vai para a carreira de orientadores educacionais, criada na minha gestão, que também teve o mesmo reajuste. A Educação sempre foi e continuará sendo prioridade no meu governo”, completou o prefeito.
A mensagem para que a proposta de reajuste pudesse tramitar e ser aprovada na Câmara de Vereadores de Sobral foi enviada pelo gestor ainda no último dia 6 de março. Na ocasião, o Executivo sobralense destacou que o reajuste veio de um “compromisso contínuo” com a valorização do magistério. À época, Ivo afirmou que a medida visa “reconhecer e valorizar” o trabalho dos educadores.
Reajuste do piso nacional
O reajuste do piso salarial concedido pelo Governo Federal, de 3,6%, foi baseado no Índice de Reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) do magistério público da educação básica, conhecido como Valor Aluno Ano do Ensino Fundamental Urbano (VAAF). O anúncio gerou críticas da categoria, pois o novo valor não traria ganho real, já que estava abaixo da inflação.