
O Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus-CE) requereu, por meio de pedido de providências, a nomeação de mais Oficiais de Justiça para as comarcas de Santa Quitéria e mais sete municipios. O pedido foi formalizado aos juízes diretores de cada comarca, bem como ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Abelardo Benevides.
Em todo o Estado, há pelo menos 30 comarcas com quadro muito reduzido destes servidores, o que prejudica o trâmite das demandas processuais, gera sobrecarga de trabalho e um crescente aumento de afastamentos por licenças médicas. A preocupação do sindicato é com a possibilidade de que eles fiquem sobrecarregados e assim comprometa a eficiência do sistema judiciário.
Santa Quitéria, que abrange quatro unidades judiciárias, incluindo três Varas e um Cejusc, além das duas comarcas agregadas de Hidrolândia e Catunda, conta atualmente com apenas três Oficiais de Justiça. Essa escassez evidencia a necessidade urgente de, pelo menos, mais dois profissionais para dar conta de toda a jurisdição.
Com uma área territorial de 6.011,594 km² e uma população aproximada de 69.969 habitantes nos três municípios, cada Oficial é responsável por uma média de 2.003 km². Essa vasta extensão inclui áreas de difícil acesso, localidades distantes da sede, além de regiões de sertão e de fronteira. Diante desse cenário, a necessidade de lotação efetiva de mais dois oficiais para garantir o cumprimento eficaz das ordens judiciais nessas localidades.