O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Samuel Elânio, reconheceu o aumento de homicídios no Estado neste ano. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 22, o chefe da pasta disse, no entanto, que comparado com um período maior, o número ainda seria “razoável”.
“Estamos falando de um aumento considerando reduções em cima de reduções. Obviamente, se tivermos um homicídio hoje e amanhã tivermos dois, aumentamos 100%. Mas comparado com todo o período, um período bem maior do que esse, nós ainda estamos com um número razoável. Mas sabemos que devemos melhorar e vamos melhorar”, disse o secretário.
Dos últimos cinco anos, 2020 foi o mais violento, com 4.039 homicídios. Em 2024, os registros mensais demonstraram alta quando comparados aos dos anos anteriores. Fevereiro, março e abril superaram os meses correspondentes dos últimos três anos. Foram 257, 278 e 320 homicídios, respectivamente.
No primeiro trimestre de 2024, houve 819 homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Foram 37,25 assassinatos por 100 mil habitantes — segunda maior taxa do País. De 1º a 19 de maio, foram registrados 195 CVLIs. Isso significa que o Estado teve mais de dez mortes violentas por dia neste mês.