O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faec), Amílcar Silveira, se reúne, em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT), para garantir a transferência do perímetro irrigado de Araras, no município de Varjota, para a Faec.
Conforme o presidente, o terreno não vem sendo bem aproveitado, já que, de 3.200 hectares de terra, apenas 679 estariam sendo utilizados para a produção. O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), órgão federal, é o atual gestor dos 14 perímetros irrigados no Ceará.
De acordo com Amílcar, a gerência do terreno seria compartilhada junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Ceará; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae), que faz parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec); e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Por seu baixo grau de utilização, queremos fazer dele [o perímetro irrigado da Varjota] um bom modelo e um distrito de irrigação para exportação, mantendo os produtores que estão lá e trazendo gente de fora para cooperar”, afirmou o presidente. A solicitação para a transferência do perímetro de Araras, do Dnocs para a Faec, já havia sido feita no mês de agosto de 2023.