21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Luzes do 'Starlink' chamam atenção de moradores do interior do Ceará

As luzes vistas são de satélites artificiais que formam a 'Starlink', que já estão na órbita da Terra desde 2019.

06/06/2024 às 09h25
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
Compartilhe:
Vanessa Martins
Vanessa Martins

Moradores de cidades do Ceará ficaram impressionados com luzes vistas no céu nesta quarta-feira (5). As luzes, em sequência e em baixa altitude, levantaram a dúvida sobre o que seriam aqueles objetos não identificados.

Um dos registros enviados ao g1 são de moradores de Ipueiras e Boa Viagem, na Região da Ibiapaba e Centro-Sul.

Na verdade, as luzes vistas são de satélites artificiais que formam a "Starlink", em órbita da Terra desde 2019. Devido às boas condições meteorológicas, eles podem ser vistos pelos cearenses. O projeto pretende levar internet rápida e de qualidade para todo o planeta via satélite.

Mas eles podem ser vistos novamente de tempos em tempos. Há uma ferramenta onde é possível saber quando os satélites Starlink estarão visíveis novamente. A plataforma "Find Starlink" mostra os dias e horários onde eles estarão visíveis conforme a região do planeta.

"Por volta das 18h40min, um agricultor da localidade de Lagoa do Arroz, Ipueiras, avistou várias luzes piscantes no céu. As mesmas se seguiam e depois de um certo tempo desapareceram", informou o Corpo de Bombeiros sobre os relatos das luzes no céu.
"Olha o que passou por aqui! O trem satélite, muito lindo", afirmou a moradora Vanessa Martins de Hidrolândia.
Publicidade
Publicidade
Publicidade